Cidadão Kane
O conceito de objeto transicional extraído da obra de Winnicott como luz para compreender Rosebud do filme: Cidadão Kane
Donald Woods Winnicott
Nasceu em 1896, em Plymouth, Inglaterra onde viveu num lar bem estruturado, econômica e afetivamente. Formou-se em medicina, iniciando como pediatra bem-sucedido, especialidade que exerceu durante quarenta anos, tendo tratado mais de sessenta mil casos. Tinha verdadeira paixão pela infância. As maiores fontes inspiradoras de Winnicott foram Freud, Klein e Darwin cuja teoria da seleção natural induziu-o à concepção de que um bebê depende fundamentalmente de um ambiente facilitador para sua sobrevivência e estruturação psíquica.
Sofrendo de problemas cardíacos, morreu subitamente em 1971 com a idade de 74 anos sem ter deixado filhos que não os representados pelo legado de uma obra e de uma legião de cada vez maiores seguidores.
Entre os inúmeros conceitos por ele deixado destaco um Objeto transicional.
O objeto está representando uma transição entre o mundo do imaginário e o da realidade consiste num travesseiro, num bico, ursinho de pano, um cobertorzinho, algum brinquedo, e ocupa um lugar e uma função no espaço transicional. A passagem do mundo interno e imaginário da criança para o mundo real processa-se por meio de uma espécie de ponte de transição entre ambos. O transito entre a fantasia e realidade possibilita alto potencial e riqueza de criatividade inclusive artística. Esse espaço consiste no fato que ele vivencia o seio da mãe como fazendo parte de seu próprio corpo.
A ligação e o afastamento do objeto transicional deixam em cada sujeito uma marca: fica na mente do indivíduo um espaço que assim como o objeto transicional, é intermediário entre o interno e o externo.
É nesse espaço que se produz muitas das atividades criativas do homem, como as artes, à música etc. que “representam” o mundo interno para o exterior e em certo sentido representa a realidade para si mesmo.
Cidadão Kane é um filme americano de 1941 dirigido, escrito e produzido por Orson Welles. É considerado uma das Obras primas da história do cinema. Conta a história de Charles Foster Kane um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo.
O filme inicia com sua morte, momentos antes da qual pronuncia a palavra “Rosebud”. Um jornalista recebe o encargo de investigar a vida de Kane a fim de descobrir o significado de Rosebud. Tratava-se do trenó da infância de Kane ? uma alusão a única fase de sua vida em que ele realmente foi feliz.
Pensamos que esse velho brinquedo ficou na memória de Kane como um objeto transicional, ou seja, iluminados pelo atendimento da teoria de Winnicott sabemos que alguns objetos ficam investidos de muito significado por passarem ser representantes para a criança de forma simbólica de uma ligação, de um período de vida, que a criança teve algo de muito significativo. No caso o trenó representando a própria ligação com os pais e o período que Kane foi de fato feliz.