Tagore e o Evangelho – Neuza Moraes de Baptista
APRESENTAÇÃO
Neuza nos oferece livro-oração! Urgente, pois Oração traduzida em adoração, louvor. Oração brotada da angústia, da dor, Legitimada pelo compromisso libertador.
Jesus Cristo e Tagore unidos na realidade maior: o amor. “A única verdade é amar”, dizia Raoul Follereau, o irmão dos leprosos. Cristo, a Luz do mundo; Tagore, o discípulo sem ser cristão, com sua poesia nos introduzindo no coração do Evangelho; o Evangelho sendo a alma de seus escritos.
Temos necessidade premente de voltar nossa alma ocidental, carregada de ouro e cimento, para a Ásia. Três livros sapienciais nascidos lá podem dirigir o destino da humanidade pelos caminhos da fraternidade: O Evangelho de Cristo, o Bhagavad Gita de Krishna e o Tao Te King de Lao Tsé. Nosso Tagore se alimentou, fundamentalmente, desta sabedoria. E porque o fez, transformando a vida em poesia, tem a alma universal. É cidadão do mundo. Imerso em Deus, Tagore viveu profundamente o compromisso libertador de seu povo oprimido.
Como Jesus de Nazaré, o poeta de Calcutá sonhou um mundo de homens livres, irmãos! “Dentro desse céu de liberdade, ó meu Pai, deixa que se erga a minha pátria”.