Livro O Sorriso Etrusco – José Luis Sampedro
Sobre o livro:
Um velho camponês da Calábria chega à casa de seus filhos em Milão para submeter-se a uma nova revisão médica. Ali descobre seu último amor, uma criatura a quem dedicar toda a sua ternura; o neto, que se chama Bruno, como ele mesmo era chamado por seus camaradas partisanos. Ali ele vai viver também sua última paixão: o amor de uma mulher, um amor que cobre com sua luz os últimos momentos de uma vida que, em seu final, ainda pode sentir toda sua plenitude.
Esta história se torna, pelas mãos de José Luis Sampedro, um dos textos mais bonitos que a literatura moderna nos tinha proporcionado sobre o eterno tema do amor. Com a verdade que oferece um conhecimento profundo e verdadeiro da alma humana, O sorriso etrusco é, como todos os romances de Sampedro, um livro inesquecível.
As quarenta edições que a obra teve na Espanha em pouco mais de dez anos atestaram o entusiasmo dos leitores por um autor que sabe, com ternura e sutileza, tocar os sentimentos mais nobres e humanos.
Sobre o autor:
José Luis Sampedro nasceu em Barcelona, em 1917. Catedrático de Estrutura Econômica desde 1955, foi, apesar de republicano e eleitor do Partido Socialista, senador por indicação real na primeira legislatura após a restauração da democracia na Espanha. É membro da Real Academia Española. José Luis Sampedro mora em Madri.
Publicou também: La sombra de los días (1945), Congresso en Estocolmo (1952), Un sitio para vivir (teatro, 1955), El río que nos lleva (1961), El caballo desnudo (1970) e uma trilogia intitulada Los círculos del tiempo, de que fazem parte Octubre, Octubre (1981), La viela sirena (1990) e Real sitio (1993). Os livros Mar al fondo e Mientras la tierra gira, editados entre 1992 e 1993, agrupam a maioria dos relatos publicados esparsamente ao longo de sua vida.