Livro: Minha análise com Freud

Reminiscências

Abram Kardiner


TRADUÇÃO  Nina Schipper
PROJETO DE MIOLO E CAPA  Henrique Xavier
POSFÁCIO À EDIÇÃO BRASILEIRA  Anat Tzur Mahalel
SOBRE O LIVRO

No final de abril de 1921, Abram Kardiner recebeu uma carta de Freud com as seguintes palavras: “Tenho o prazer de aceitá-lo para análise…”. Assim também começa a narrativa das reminiscências de Kardiner sobre o período em que esteve em análise com Freud, em Viena. Seu relato é considerado um dos mais brilhantes sobre a intimidade de uma experiência analítica com Freud.

O autor rememora, de maneira afetiva mas também crítica, a experiência que mudaria “seu destino e sua existência”, ocorrida cinco décadas antes. Com isso, Kardiner, que se tornaria um dos fundadores da New York Psychoanalytic Institute pouco tempo depois da análise, acabou concebendo um notável documento histórico e clínico. Em sua rememoração, acompanhamos os pensamentos íntimos do autor sobre a sua infância, mas também a escuta sensível de Freud, conduzindo o processo analítico com intervenções precisas e intuitivas.

Voltado para um público amplo, o livro “permite espiar, como que por meio de um olho mágico, os bastidores dos primórdios da psicanálise”, como escreve o psicanalista Rodrigo Lage Leite no texto de orelha do livro.

Já o posfácio de Anat Tzur Mahalel para esta edição destaca o caráter elaborativo do luto na escrita memorialística de Kardiner e as reverberações duradouras de sua análise para sua vida.

AUTOR

Abram Kardiner (1891-1981) foi um psiquiatra norte-americano, professor na Universidade Columbia de Nova York e um dos fundadores da New York Psychoanalytic Institute. Autor de obras decisivas nos estudos interdisciplinares envolvendo psicanálise, antropologia cultural e sociologia, tornou-se um dos principais divulgadores da psicanálise no meio universitário norte-americano.

ÍNDICE DO LIVRO

Prefácio

1. O encontro com Freud
2. Minha análise
3. Freud como analista
4. Freud e o movimento psicanalítico
5. Viena. Longe do divã
6. Minha análise, revisitada em 1976
7. Regresso a Nova York. Os anos posteriores
8. Cinquenta e cinco anos com a psicanálise. Uma avaliação

Posfácio à edição brasileira
Anat Tzur Mahalel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *