Na Minha Pele

Na minha pele – Lázaro Ramos

Ed. Objetiva, 2017

Esse livro que é um relato sincero da trajetória e reflexões do autor Lázaro Ramos foi a estrela da Flip (Feira Literária de Paraty) desse ano. Não é exatamente uma Biografia mas o autor compartilha episódios marcantes de sua vida e convida o leitor a repensar em diversos pontos sobre a nossa sociedade atual “um livro sincero e revelador, que propõe uma mudança de conduta e nos convoca a ser mais vigilantes e atentos ao outro”. Leitura cativante e importantíssima.

Ainda que não seja uma biografia, em Na minha pele Lázaro compartilha episódios íntimos e também suas dúvidas, descobertas e conquistas. Ao rejeitar qualquer tipo de segregação ou radicalismos, Lázaro nos fala da importância do diálogo. Não se pode abraçar a diferença pela diferença, mas lutar pela sua aceitação num mundo ainda tão cheio de preconceitos. Um livro sincero e revelador, que propõe uma mudança de conduta e nos convoca a ser mais vigilantes e atentos ao outro.

O livro ora se parece com uma biografia, ora um diário, mas muitos fatores foram decisivos na sua escrita, como o nascimento de seus filhos, não?

Se esse livro tivesse ficado pronto antes, não seria o mesmo. O nascimento dos meus filhos mudou minha narrativa, a maneira de eu contar o mundo, as dores que sinto, as alegrias, as expectativas. E, do meio para o fim, o livro foi escrito no último ano e sem nenhuma expectativa de ser uma verdade absoluta – é uma conversa em andamento. Principalmente porque apareceram assuntos que me fizeram pensar, como um movimento na internet que estimula o pensamento. Há uma juventude hoje que fala do empoderamento e também sobre o próprio feminismo que me faz pensar em muita coisa…

Lázaro Ramos nasceu em 1978, em Salvador, na Bahia. Ao longo de sua bem-sucedida carreira, já dirigiu, produziu, escreveu e atuou em inúmeros longas, curtas, séries, novelas, especiais e espetáculos teatrais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *